Qualidade de vida e educação

Logo_Branco_80
BLOG
Qualidade de vida e educação
qualidade_de_vida_header
A escola não substitui a educação familiar
Por mais que seja a responsabilidade da escola e por mais competência que ela tenha, nunca poderemos substituir os pais.
“A família sempre foi o lugar não apenas de sustento material, ninho, abrigo, mas sobretudo o primeiro lugar da educação, ali onde seres humanos são iniciados à sua própria humanidade e de seus semelhantes.”

Isabel Parolin

Atualmente, os papeis na educação das crianças estão trocados.
Isso tem grandes consequências na vida escolar e social dos pequeninos.
Devemos estar atentos com o que cada indivíduo tem como determinação em seu papel e não transferir responsabilidades. Isso serve em quaisquer circunstâncias: familiar, escolar, profissional e social.
Os pais sentem-se culpados por não estarem um tempo maior com os filhos e isso acarreta uma série de inseguranças não só dos lados materno e paterno como também dos filhos.
O vínculo afetivo favorece a construção de combinados, fazendo com que ambos consigam perceber a importância na determinação dos papeis.
A escola socializa os conhecimentos e relações, estabelecendo regras entre as crianças; criando as “bordas” de organização para que elas se socializem e criem respeito pelos limites estabelecidos em sua vida.
“Elegemos com quem aprendemos”. Vamos refletir sobre isso!